quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Experiências com compras online

         Faz um bom tempo que eu aderi a utilização de compras online. Alem de uma variedade maior de produtos e marcas que se encontra, o preço nem se compara ao que são oferecidos aqui em Alfenas. Porêm, é preciso ter muito cuidado ao fazer compras online para não acabar fornecendo informações de cartões de crédito e documentos em sites picaretas, ou até mesmo perder dinheiro. Por esse motivo os portais de venda e pagamento virtual não cessam investimentos em segurança para desinibir as pessoas para comprarem pela internet. 


        Ontem eu fui concretizar uma negociação pelo Mercado Livre. Sou um usuário ja experiente por la e nunca tive problemas. Ja gastei uma bela quantia por la (inclusive o notebook foi comprado pelo mercado livre) e nunca tive problemas com vendedores. Quando fui confirmar o pagamento por cartão, surgiu o que aparentemente seria o meu primeiro problema com o portal: minha conta do Mercado Pago foi bloqueada! Fiquei muito irritado, tentando sistematicamente entrar em contato com o Mercado Pago. Não havia E-Mailde contato e muito menos um telefone de SAC. A unica maneira de reclamar era um formulário que eu preenchia com meus dados, e após concluido o preenchimento, dizia que o Mercado Pago entraria em contato em até 48 horas. Realizei um procedimento de confirmação do cartão de crédito que não resolveu. Fiquei mais irritado ainda quando consultei a fatura do cartão e verifiquei que a cobrança do valor ja tinha sido lançada. Ja pensava até em procurar o PROCON nos próximos dias. Algumas horas depois, sem que eu esperasse, o telefone tocou e a atendente se identificou como sendo do Mercado Pago. Ela disse que havia entrado em contato pelo fato da minha conta ter sido bloqueada. Explicou todos os motivos desse bloqueio e me perguntou alguns dados, para confirmar se o cartão era realmente meu, e que era eu quem operava a transação.
 
         Apesar do incoveniente causado, e no atraso gerado na negociação (que no fim das contas foi pequeno), eu mudei meu humor e até arrependi de ter xingado tanto por terem feito isso. A conta foi bloqueada por eu estar usando um cartão diferente do que eu costumava usar, e, pensando friamente, foi um procedimento correto o deles. O fato deles entrarem em contato por telefone para confirmar esses dados para então liberar o pagamento me deu uma confiança extrema nos serviços do Mercado Pago. Alias, não conheço nenhum outro serviço de pagamento virtual que tenha todo esse procedimento de segurança. No final ainda conclui: Hoje, o Mercado Pago é a forma mais segura de realizar pagamento online. Eles demonstraram estar preocupados não somente em receber, mas tambem garantir a integridade do usuário e titular do cartão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário