sábado, 13 de novembro de 2010

O amigo(a) da namorada(o)

        Se tem uma coisa que eu acho que ja aconteceu com todo homem e mulher, é ter que encontrar alguma maneira de descobrir algum ponto de equilibrio entre aquela amizade melosa e indefinida do namorado ou namorada. Aquele melhor amigo da sua namorada, que ja teve alguns rolos com ela, e que ainda tenta manter uma amizade colorida, ou aquela amiga do seu namorado, apaixonada declarada por ele, ou que tambêm ja teve envolvimento com ele, e que parecem tentar o tempo todo ficar entre vocês dois. Vou tentar usar da minha experiencia, de 2 belos anos de namoro para falar sobre esse tipo de situação. Antes de mais nada, peço desculpas pela minha maneira de falar. As vezes pode parecer deboche ou pouco caso, mas é que tempo me expressar o mais espôntaneamente possivel aqui no blog, como se estivesse em uma conversa com amigos em um boteco.
         Eu venho reparando, que esse é um problema comum a muitas pessoas, principalmente em começo de namoro. Eu mesmo confesso que ja me senti "ameaçado" com isso. E observando isso, resolvi escrever um post, que ajude meus leitores a encontraram um "norte" e tomarem suas decisões em relação a isso. O que não é facil.
         Em primeiro lugar, no começo de namoro, é normal o namorado(a) sentir que esta dividindo o parceiro(a) com um amigo(a) dela(e). O fato é que, no começo de namoro, realmente, ambos ainda estão mais ligados nos amigos, do que no parceiro, e é exatamente nessa hora que é preciso usar o bom senso. Todo mundo sabe que não se deve abandonar uma amizade quando se esta namorando, e eu digo que isso é uma obrigação da pessoa manter seus laços de amizade. Porêm, tem o outro lado, que você não pode deixar seu namorado(a) de lado por causa dos amigos(as). Agóra enrolou tudo né? Como fazer pra conciliar as duas coisas? Eu ja digo, é uma tarefa que pode se tornar extremamente dificil, depende do tempo que gastamos para estabelecer os limites.
        Descobrir quais são os limites, não é uma tarefa dificil. Basta se colocar no lugar do seu parceiro(a). Alias, essa técnica é uma otima maneira de ponderar novas situações e tomar decisões sensatas, nunca fazer o que não gostaria que fosse feito com você. Agora meus amigos, colocar esses limites em prática, é muito complicado mesmo. E na minha opinião, cabe ao dono da amizade estabelecer os limites. Sendo mais especifico, se é o amigo da sua namorada o que esta em questão, cabe a ela estabelecer e impor os limites. Eu sempre digo que, quando alguem precisa intervir em uma amizade do parceiro de algum modo( civilizado viu gente), é porque a amizade ja interferiu no relacionamento. Inclusive ja falei isso pra minha namorada. Eu acredito, que nós devemos tentar o maximo possivel evitar qualquer tipo de intervenção, para não ficar uma situação de escolha para sua parceira(o) (ou eu, ou ele). Sua namorada, ou namorado, deve utilizar da amizade, para expor a situação para o amigo, e faze-lo entender que vão continuar sendo amigos, mas algumas coisas terão que mudar. Nada de ficar abraçando, ou andando de mãos dadas entre outros. Por mais amigos que sejam, certas intimidades só seu parceiro deve ter. Pense muito bem no tempo que se passa com cada um, e imagine-se nu lugar do seu parceiro(a), você se sentiria trocado(a), abandonado(a), ou traido se ela(e) passase visivelmente muito mais tempo com esse amigo(a) do que com você? Esses são só alguns dos limites que devem ser expostos.
          Não vai ser facil colocar isso em pratica, no começo surgirão acusações de que estaria abandonando os amigos por causa do namorado(a) entre outras, mas isso passa, eu garanto. Lembrando mais uma vez, não abandone os amigos, apenas modifiquem alguns comportamentos para evitar constrangimentos. Esse amigo(a) quer sair com você? Mesmo que você não va levar seu namorado, diga que vai levar, e observe a reação, se a pessoa demonstrar que não quer que leve ele, ou pedir pra não levar, de uma bronca, pergunte porque, afinal, se ele(a)  respeita seu relacionamento, e não tem nenhuma intenção com você, não vai ter problema nenhum se seu namorado(a) for junto. E caso for sair mesmo, procure reunir uma turma maior, com  varias pessoas do seu sexo, isso evita constrangimentos. Evite situações que sugiram que vocês são um casal. Uma coisa que precisa ficar bem definida para todos, é quem é o seu namorado e quem é o seu amigo. Isso nunca deve causar confusão para ninguem, se existirem  pessoas confundindo, é porque existe algo de errado.
          Namorar, noivar, casar, foi uma opção sua, você aceitou, e isso envolve certas responsabilidades. Um relacionamento amoroso é cheio de responsabilidades. A primeira, é o amor que você desperta na outra pessoa: "Tu torna-se eternamente responsavel pelo que cativas..." Seu namorado(a) não tem culpa de ter se apaixonado por você, e não deve ser punido por isso. Por isso deve se tomar cuidado para não magoa-lo. É sua obrigação cuidar para que não provoque constrangimentos, mágoas, entre outras coisas. Não o deixe de lado para estar junto a outras pessoas. Avise quando estiver encontrando com amigos ( mesmo se for apenas para ir tomar um sorvete depois da faculdade). Isso gera um circulo virtuoso de confiança. Se você passa a dar satisfação da sua vida, isso aumenta o grau de confiança do seu parceiro, principalmente em relação aos seus amigos. Uma ótima opção, é unir os grupos, os seus amigos com os amigos do seu namorado(a). 
        O diálogo é sempre a melhor opção. Dizer quando uma situação não te agradou sempre ajuda. Seu parceiro(a) precisa saber quando fez algo que não o agradou. Eu acredito que usando aquela medida que eu disse mais em cima, de pensar se você gostaria se estivesse no lugar do outro, é a melhor forma de escolher uma decisão correta.  Alguns pontos que eu toquei podem causar polêmica, e claro, alguns podem não concordar com o que eu disse. Eu namoro a 2 anos, muito bem vividos, sem grandes brigas e discussões. O diálogo sempre nos levou a solucionar de forma leve o que pode ser um problema enorme para outros casais. Meus amigos admiram meu bom senso, e costumam levar em conta o que eu digo, por isso me sinto seguro de escrever sobre temas delicados como esse. Isso não quer dizer que eu não erre. Enviem suas críticas, comentem, digam se concordam, e se não, exponham o seu pensamento nos comentários, ou por e-mail. Fiquem a vontade. Espero ter ajudado.
         
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário