segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Terminei a faculdade...e agora? Mercado ou Mestrado?

Olá! Me chamo Filipe e sou o mais novo colaborador do Pedroka's. Estava eu meio sem criatividade pra postar algo aqui, então vou falar sobre um tema que tira o sono de muita gente que está terminando a graduação.

Me formei este ano e, assim como muitos dos que estão no final do curso de graduação, parei pra pensar no que fazer da vida. Alguns anos estudando, perdendo noites com trabalhos e provas e ao final do curso vem o merecido título de graduação...mas e depois? Tentar um mestrado e se tornar um pesquisador ou enfiar a cara no mercado de trabalho? Aí vai algumas dicas sobre esta escolha.




MERCADO: Trabalhar, ganhar dinheiro, se manter... Se você é daquele tipo de pessoa que termina o curso de graduação e quer arrumar o primeiro emprego que ver na frente, desencana. O mercado não é muito gentil com pessoas que acabam de sair de universidades. Não pense que só passar nas matérias e obter o diploma já é o suficiente. A concorrência é enorme, e o mercado de trabalho é rigorosamente seletivo e somente os melhores conseguirão o que quer, então boas notas ajudam bastante. Estude muito, aprenda novas técnicas na área em que quer trabalhar. Enfim, aproveite o tempo que tem na graduação para se aperfeiçoar em algumas áreas...sim, algumas, no plural. Seja versátil. Sempre. Se você que está terminando o curso agora e está "naquele gás", desesperado pra arrumar um emprego na área que você mais se identifica, VÁ COM CALMA. Você não vai achar o emprego dos sonhos logo de cara. Muito provavelmente seu primeiro emprego será em uma área que você vai odiar, mas se você estiver preparado e mostrar serviço, logo logo estará aonde quer. E daí pra frente é só alegria...




MESTRADO: Se durante a graduação você decidir que quer tentar um mestrado, estude. Mas estude muito mesmo, por que a coisa é feia. Procure realizar projetos de iniciação científica, publicar artigos científicos, participar de conferências, simpósios, congressos e afins, e principalmente: mantenha as suas notas no céu, principalmente na área em que deseja pesquisar e em áreas correlacionadas. Nota conta muito para que quer realizar um bom programa de pós graduação. Somente os melhores são selecionados. Não preciso dizer que, tanto no mercado como no mestrado, inglês é essencial. Só que no mestrado a língua portuguesa é praticamente abolida. Então procure fazer um bom curso de inglês e, se possível, de outro idioma como alemão ou francês. Outra dica essencial pra quem quer mestrado: mantenha um bom relacionamento com os seus professores durante a graduação. Claro, não precisa ficar puxando o saco, mas procure não entrar em conflito com eles, pois no mestrado serão eles que irão lhe recomendar a uma universidade, e se um deles não for com a sua cara, aí seu mestrado já era. E se conseguir entrar em um mestrado, mostre serviço e logo estará viajando pelo mundo mostrando o seu trabalho. E ganhando bem pra isto. Tem coisa melhor?


Bom galera, é isso aê! Espero ter contribuído um pouco com a galera que está se formando aê. Boa sorte e sucesso a todos.

Att

Nenhum comentário:

Postar um comentário