sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Enfia essa buzina no C.....

         Não é novidade para ninguem a falta de educação no transito, nas ruas e lugares publicos em geral. A impressão que da é que o egoismo cresceu tão descontroladamente que acabou por englobar o censo das pessoas em uma espécie de "bolha", da qual o cidadão não consegue enxergar e ter noção de mais nada a sua volta.
       Vocêm podem estranhar esse tom revoltado em mim. Essa é a minha intenção: chamar a atenção para a falta de atenção que as pessoas andam praticando.
      Ontem por volta das 18:00, estava eu em um momento de concentração, quando na rua la de casa, começou uma ritual que ja virou rotina: Uma buzina automotiva berrando freneticamente como se fosse um alarme. Ai alguem pode até me perguntar: Poxa Pedro, mas você tambem não usa a buzina da moto? Sim, uso sim, bastante até. A buzina tem la suas utilidades, e é importante até mesmo para  a segurança do motorista. Porem, todos devem concordar que seu uso deve ser moderado pelo bom censo fora de onde a lei proibe o seu uso. O que ocorreu ontem, foi apenas uma repetição do que costuma acontecer quase todos os dias da semana. Não sei quem é, e nem por qual motivo vai la na rua ( não é da minha conta), o que me revolta é, porque não desce do carro e toca a campainha? ou liga pelo celular se a preguiça não o deixa sair do carro? O cara( ou a mulher) estaciona em frente a uma casa, e fica buzinando até sei la o que acontecer. Ainda se fosse um toque ou dois na buzina, ainda seria compreensivel. Mas não. O cara faz a buzina soar como se fosse a sirene de um alarme, em repetições longas com frequencia constante. Esse "show" tem durado cerca de 5 minutos por dia, 5 miseros infinitos minutos. Uma tortura. Acaba com o humor de qualquer um. É ai que tocamos no ponto principal: Onde esta a educação desse cara? Uma pessoa que chega em uma rua onde ela nem mora, e se sente na liberdade de  perturbar os outros pelo preço da sua preguiça, provavelmente não sera educado em lugar nenhum. Vai ser o cara furando filas no banco, na lanchonete, no restaurante. Vai ser o cara que não vai parar pra deixar a velhinha atravessar a rua e por ai vai. Como em um circulo vicioso, a tendencia é só piorar até que, a pessoa perde totalmente o respeito pelas outras pessoas, e passa a enxergar somente suas próprias necessidades.
       A origem da palavra sociedade vem do latim societas, uma "associação amistosa com outros". A minha opinião é que muitas pessoas estão perdendo o sentido da palavra sociedade, estão vendo muitos direitos, se esquecendo de deveres e principalmente dos direitos das outras pessoas. Esse cara, se tivesse pensado um pouco nos outros, e no incomodo que ele esta causando, iria se tocar e parar com essa buzina. Essa opinião sobre o sentido da palavra sociedade vale para outras situações tambem. Se todos lembrarmos que nossos direitos terminam onde começam o do outro, acredito que teremos menos confusão e mais harmonia entre as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário