sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Hoje é dia de CHOP!

        Hoje é sexta-feira, dia mundial da cerveja, e ja ta todo mundo celebrando o dia pelo twitter. Mais tarde vamos todos celebrar a chegada desse dia tão esperado por todos em uma bela choperia, deliciando-se com chops maravilhosos e cervejas estalando de geladas. 
       Pensando no bem estar de todos que ralaram a semana toda, e merecem uma boa bebida na sexta, trago algumas informações e dicas para deixar seu chop ainda mais saboroso!

De onde vem a palavra chopp?

Chopp vem do alemão Schopp e é uma medida de volume. Equivale a 300 ml. Com o tempo, a palavra passou a designar a bebida.

Quanto mais gelado melhor o chopp?
Chopp a 0°C tira a sensibilidade das papilas gustativas, diminuindo a sensação de aroma e sabor. 
Então, qual a temperatura ideal?

O ideal é que o chopp saia da máquina com temperatura entre 0 e 2º C, para que chegue à mesa com 3 ou 4º C e seja consumido entre 6 e 8º C. 

Como tirar um bom chopp? 

Primeiro aproxima-se o copo levemente inclinado a 2 cm de distância da torneira. Quando o líquido chega ao meio, o copo deve voltar à posição vertical. Finalmente, com o copo quase cheio, gira-se a torneira para uma posição que só permite a passagem da espuma. Qualquer um aprende depois de três tentativas. O bom tirador é aquele que faz isso centenas de vezes numa noite e com rapidez.
Chopp estraga?
Sim. A bebida oxida muito facilmente. Um barril tem prazo de validade de 10 dias. Por isso é bom freqüentar bares onde o chopp tem mais saída. Bar vazio significa chopp velho.
Do que é feito o chopp?
Os ingredientes são água tratada, malte (que é feito da cevada), cereais cervejeiros (como o milho e o arroz), carboidratos e lúpulo (uma planta parecida com a cevada).
Qual a diferença entre chopp e cerveja?
Os ingredientes são os mesmos. No entanto, a cerveja recebe mais uma pasteurização. A temperatura da bebida que segue para a garrafa tem sua temperatura elevada e, rapidamente, abaixada, dando uma vida útil maior. Daí resulta a diferença de sabor.
Chopp é mais leve que cerveja?
Não. Por ser mais fresco, a pessoa tem a impressão de que o chopp é mais leve. Mas a fórmula é a mesma.
Qual o tamanho ideal do colarinho?
Mais ou menos 3 cm de espuma.
Chopp dá barriga? E quem se importa?
Sim. Um copo de 300ml de chopp tem entre 100 e 120 calorias, o mesmo que um suco de laranja. A diferença é que ninguém bebe 20 sucos na mesma noite.
Como se deve lavar um copo de chopp?
Com sabão neutro e água corrente em grande quantidade. É importante não deixar gordura no copo, pois ela atrapalha a formação de espuma. Recomenda-se deixar secar naturalmente, de boca para baixo sobre uma bandeja perfurada para que o ar possa circular em seu interior. Nunca use pano para secá-los. Na hora de servir, molhar o copo ajuda a formar o colarinho.
Posso tomar quantos chopps e em seguida dirigir?
Depende do peso da pessoa e da capacidade de seu organismo processar o álcool. Mas aconselha-se, de modo geral, a beber apenas dois copos. Mais do que isso se torna um risco enfrentar o trânsito e o bafômetro.
Qual é o copo ideal para uma boa degustação? 
Tem de ser fino. De preferência de cristal. O contato da boca com um copo mais fino e mais gelado é mais prazeroso. Também é aconselhável o uso de copos longos, com fundo mais estreito que a boca, para facilitar a formação do colarinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário