quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Identificando um e-mail malicioso

     Não é novidade para nenhuma pessoa  "digitalmente inclusa" certas mensagens no minimo estranhas em sua caixa de entrada de e-mail. E muitas pessoas insistem em clicar nessas mensagens, abrir seus conteudos e depois acabam se deparando com virus, trojans e spywares  em seus computadores. O mais impressionante mesmo, é ver pessoas instruidas caindo nessas picaretagens.
    Pois bem, depois de escrever um artigo para programadores, resolvi fazer um para pessoas de todos os niveis de conhecimento em informatica: como identificar um e-mail malicioso na minha caixa de entrada?
     Com algumas precauções muito simples podemos eliminar quase totalmente as possibilidades de sermos surpreendidos com esses virus.
     Lista de coisas a se pensar antes de abrir um e-mail:
          - Eu tirei fotos com essa pessoa?
            Principalmente entre as mulheres(não é machismo) , a curiosidade as vezes leva as pessoas a abrirem mensagens e arquivos sem pensarem se eles realmente podem existir. As vezes o cidadão nem bateu fotos do contato que esta recebendo o e-mail, mas abre. Muitas vezes sao fotos de churrascos e festas que nunca existiram. Cuidado nunca é demais.
         - Eu tenho um(uma) namorado(a) para estar sendo traido? se sim, alguem seria bondoso o suficiente para me mandar as provas por e-mail?
                Eu tenho muitos contatos de e-mail que são solteiros, mas abrem as fotos de seus companheiros cometendo uma traição! Poxa gente, ta na cara que é roubada! E mesmo os que tem parceiros, confiem neles e desconfiem do excesso de bondade de outras pessoas, eu duvido muito que alguem tera a preocupação de te mandar fotos assim! fora que ainda pode ser uma montagem! Muita atenção nessa hora!
          - Eu tenho conta nesse banco?
                      Tem pessoas que recebem "mensagens"de um banco no qual nem possui conta, e ainda clica nos links da mensagem!  
                    Antes de tudo, banco nenhum manda e-mail cobrando depósitos, informando saldos negativos, parcelas atrasadas de cartão de crédito ou pedindo para recadastrar seu CPF.


As imagens abaixo ilustram mensagens com objetivos maliciosos:
   

      Outro procedimento que ajuda, é parar o mouse por cima dos links antes de clicar, na parte de baixo do navegador sera exibida o endereço para o qual ele aponta!




 E ainda podemos prestar atenção no layout do e-mail. Observe uma mensagem com anexos e sem virus:

     

     Prestando atenção nesses detalhes, é facil saber quando a figura na qual estamos clicando não é um anexo  do e-mail, podendo esconder um link obscuro que ninguem pode imaginar pra onde ele esta apontando. E se mesmo depois de fazer todos esses testes você ainda tiver duvidas, manda um e-mail para o contato que lhe enviou perguntando se ele realmente te mandou esse e-mail. A maioria das mensagens contendo virus são enviadas sem que a pessoa saiba, portanto seu amigo não esta tentando de fato invadir seu computador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário