quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Habilitando o IDE NetBeans para a programação em C/C++

Autor: Pedro Pereira Martins


            Habilitar o NetBeans IDE para a programação da linguagem C pode ser uma tarefa bem chata e frustrante. Foi exatamente isso que me motivou a escrever este artigo, depois de algumas tentativas frustradas e tutoriais que não me proporcionaram sucesso nas tentativas. Não que nenhum deles tenha sido útil, mas poucos realmente me proporcionaram satisfação.
            Pra começar é claro, você deve ter o NetBeans devidamente instalado em seu computador. O download do NetBeans pode ser feito gratuitamente na pagina da Sun(http://br.sun.com/). Com o NetBeans funcionando você tem agora duas opções: fazer download do suporte para C/C++ direto da Sun, através do endereço http://netbeans.org/downloads/index.html clicando no botão “download” que esta no pé da coluna com o titulo  de C/C++, ou baixar o plug-in pela própria IDE. Nesta segunda opção clique no menu “Ferramentas”, e em seguida “Plug-ins” como na figura abaixo.

          

            Agora vá até a aba “Plug-ins disponíveis” e procure pelo plug-in C/C++, marque a caixa de seleção e clique em instalar. E exatamente nessa etapa que entra a minha mais fervorosa critica a Sun, que desenvolve uma dais mais impressionantes ferramentas de programação existentes, a melhor entre as de distribuição gratuita, mas dificulta a vida do usuário que faz questão de usar a IDE para outras linguagens alem do Java. Instalar esse plug-in não finaliza a habilitação para a programação em C/C++ no NetBeans, mas é apenas o primeiro passo. Lembrando que o Download do plug-in não sana o nosso problema, porem sem ele não e possível concluir este procedimento.
            Dando continuidade, agora precisaremos de um compilador C/C++. Eu optei pelo cygwin. O download dele pode ser feito gratuitamente através deste link:  http://www.cygwin.com/. Após baixar ele inicie a sua instalação! Siga todas as etapas aceitando os padrões até chegar na pagina “selecionar conexão de internet”. Selecione a que for mais adequada ao acesso que você utiliza e avance.   Na próxima pagina você devera selecionar um local de download, escolha um que esteja relativamente próximo a você e avance. A próxima página terá uma lista de pacotes para você adicionar a instalação. Clique no sinal + próximo a Devel para expandir a categoria de ferramentas de desenvolvimento. Selecione os pacotes que deseja baixar, clicando no rótulo Ignorar ao lado de cada pacote. Selecione, pelo menos, gcc-core: compilador C, gcc-g++: compilador C++, gdb: depurador GNU e make: a versão GNU. do utilitário "make". Avance e conclua a instalação.
            Reinicie o seu NetBeans. Va até “ferramentas”, “opções” e clique no item “C/C++”. No quadro “grupo de ferramentas” clique em adicionar. Procure o diretório do cygwin, por padrão ele sera: C:\cygwin\bin. Você devera deixar selecionada a pasta “bin” e clicar em “abrir” e logo em seguida “ok”. Se tudo der certo ele devera mostrar a seguinte tela:

          
        Se a sua tela ficar desse jeito esta tudo certo ate aqui, caso ela não exiba configure os caminhos como na imagem. Agora clique na aba “assistência a códigos” e verifique se ela ficou como nesta imagem:



            Se sim, parabéns! Seu NetBeans esta pronto para compilar códigos C/C++. Reinicie o IDE e crie um projeto em C ou C++ e teste pra confirmar se esta tudo certo.

            Atenção:
             No meu funcionou desse jeito, não precisei fazer mais nada. mas caso ainda não esteja compilando no seu tente mudar a seguinte configuração:

            Abra o Painel de controle (Início > Configurações > Painel de controle) e clique duas vezes no icone “Sistema”.
a.    Selecione a guia “Avançado” e clique em “Variáveis do ambiente”.




b.    No painel “Variáveis do sistema” da caixa de diálogo Variáveis do ambiente, selecione a variável “Path” e clique em Editar.




c.    Adicione o caminho para o diretório cygwin-directory\bin à variável Path e clique em OK. Por padrão, cygwin-directory é C:\cygwin. Os nomes do diretório devem ser separados por ponto-e-vírgula. (se não der certo mude para C:\cygwin\bin).

d.   Clique em OK na caixa de diálogo “Variáveis do ambiente” e na caixa de diálogo “Propriedades do sistema”.
            Reinicie o Netbeans e agora sim seu IDE esta pronto para compilar C/C++!

Um comentário:

  1. Opa, Boa =D
    Deu certinho aqui, só falta eu aprender a mexer! uhuhahuahuauhhau

    Valeu (=

    ResponderExcluir